Estudo sobre o futebol brasileiro

Estudo sobre o futebol brasileiro

O esporte pode e deve ser utilizado como instrumento de desenvolvimento social. Ao abordar o esporte do ponto de vista da responsabilidade social, fala-se dos benefícios do mesmo à coletividade: comunidade, parceiros, meio ambiente, etc. Clubes, federações, atletas e demais pessoas envolvidas diretamente com o futebol podem participar desses projetos. O foco principal deve ser a iniciação esportiva, o combate ao racismo, futebol feminino e o desenvolvimento educacional através do esporte. O tema, responsabilidade social não é recente, porém, vem ganhando bastante repercussão nos últimos tempos. Com os negócios e atividades empresariais ganhando cada vez mais complexidade, tem-se notado a necessidade da adoção de um modelo de desenvolvimento que considere a sustentabilidade. Não podemos confundir RSF com filantropia e muito menos com ações publicitárias, o foco tem que ser direto e não só ajudar os projetos, mas sim ter participação. O futebol é muito mais que um esporte, é uma ferramenta de inclusão e transformação social.

A essência do futebol brasileiro está no drible, na ginga, no improviso, tudo isso veio das ruas e campinhos das periferias, com bolas de meia e pés descalços. O futebol praticado de maneira lúdica é a essência do futebol brasileiro, não podemos perder isso, mas temos que dar suporte para que essas práticas voltem a fazer parte da rotina das crianças brasileiras com segurança. Debater temas que fomentem a prática esportiva e deem condições para que as mesmas aconteçam não podem deixar de ser levantados e discutidos.

Os grandes craques do futebol brasileiro saíram das periferias, mas infelizmente o número de praticantes de futebol nesses lugares é cada vez menor. Apenas 20% dos meninos desses bairros mais humildes praticam futebol mais de uma vez por semana. Outro ponto importante é que esses meninos sofrem com o desenvolvimento físico e intelectual.

Comente aqui

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

× Grupo WhatsApp